Cinema MENINOS DE ARAÇUAÍ

REPRESENTANTE: Ana Clara Silva

 

Araçuaí é uma cidade de 146 anos, que fica no norte de Minas Gerais, bem no coração do Vale do Jequitinhonha. Somos quase 37 mil habitantes! Sim, são poucos, mas tem Lira, tem Zefa, tem Josino Medina, tem Dona Generina, seu Lidirico… tudo gente boa! Aqui é como a maioria das cidade do interior: muitas farmácias, mercearias que anotam as contas na caderneta pra pagar no mês que vem, feira aos sábados no mercado mais colorido e sonoro que se possa imaginar, gente que ainda usa cavalo ou charrete para se locomover e cinema aos finais de semana. Uai, Cinema?

É! Araçuaí tem cinema! É o Cinema Meninos de Araçuaí, o único cinema do Vale do Jequitinhonha, criado em 2008. Mas, além de filmes, telão, sala com 103 lugares e pipoca quentinha, o nosso espaço é um lugar de criação, um lugar que possibilita aos jovens um contato direto, divertido e livre com o audiovisual.

A nossa origem é essa: resultado de um sonho dos moradores da cidade de Araçuaí, realizado pelo Coral Meninos de Araçuaí, em parceria com o Grupo Ponto de Partida. A partir de um orçamento participativo, o Coro usou um cachê recebido para dar de presente à cidade o Cinema!

Hoje, caminhando para os seus 10 anos de existência, o time do Cinema ganhou de presente um desafio: produzir, do início ao fim, um programa de TV. E agora? Bom, agora o Canal Sempre já tem um ano de atividade! São 45 minutos semanais que vão ao ar pela TV educativa local e pelo canal do youtube. Já são quase 60 programas feitos por nós!

O Cinema Meninos de Araçuaí e o Canal Sempre contam com um apoio do CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, um parceiro que inspira nosso conteúdo, colabora com nossa aprendizagem e apoia nossas produções. Afinal, estamos juntos na busca por uma Araçuaí melhor, para todos, para sempre a partir de um projeto que se chama Plataforma Arasempre.

O Canal Sempre é parte da estratégia de comunicação social da Plataforma Arasempre com o público da cidade de Araçuaí (sua sede e inspiração) e de disseminação de uma nova maneira de promover desenvolvimento local em comunidades e pequenas comunidades brasileiras.

Link

https://www.facebook.com/cinemameninosdearacuai/

Anúncios