Coletivo PERIFERIA EM FOCO

REPRESENTANTE: Wellington Luiz da Silva Frazão

O Coletivo Periferia em foco é um projeto de mídia alternativa que foi pensado como uma forma de mostrar a periferia de Belém e Região Metropolitana do Estado do Pará sem estereótipos negativos ou marginalizada. O projeto surgiu nas redes sociais, mais precisamente com uma página no Facebook.

Buscamos por meio de textos, webseries, entrevistas, bate papos, roda de conversa e palestras ser “a voz da periferia nas redes sociais”. Essa voz nada mais é do que mostrar o lado bom da vida cotidiana dos moradores desses locais e constituir desta forma um coletivo que viabilize a autovalorização dessa população e desmistificação da “cultura da violência” muito presente na periferia.

O projeto Periferia em Foco surgiu através da inquietação de um jovem universitário morador do bairro da Cabanagem em Belém do Pará, insatisfeito com o estigma de que o cidadão da Periferia não tem voz e nem vez, “que todo morador da periferia é bandido ou será em breve”.  Em agosto de 2016 esse jovem reuniu três amigos que, assim como ele, se sentiam incomodados com a imagem negativa que é atribuída aos moradores dessas áreas, e os quatro moradores do bairro da cabanagem, periferia de Belém, começaram a contar o lado bom da periferia nas redes sociais. E foi a partir desse momento que surgiu o PERIFERIA EM FOCO.

Nós da periferia queremos respeito, queremos direitos, queremos viver e acima de tudo viver com qualidade, pois também fazemos parte da sociedade. Nós da periferia não estamos precisando aparecer em “minisséries” e/ou em programas policiais sensacionalistas, queremos ser vistos e enxergados pelo lado bom que em muito excede o ruim. Não estamos sendo hipócritas e dizendo que não ocorre crime, que não existe pobreza, que não existe mazelas, nós mais do que ninguém sabemos que tudo isso existe, entretanto, queremos ser enxergados pelo lado bom, pois, “periferia tem o seu lado bom” e este outro lado da moeda é muito mais atraente. Nós temos o nosso “auto-reverse”.

O Periferia em foco conta com quatro integrantes (três do bairro da Cabanagem e um da Pratinha), atuamos com uma Fanpage, um canal no Youtube, uma conta no Instagram e Twitter. Nossa missão permanece essencialmente a mesma: mostrar o lado bom da periferia; sempre dentro dos princípios de humanidade, fraternidade e amor ao próximo.

O coletivo Periferia em Foco é uma organização inteiramente independente. Não é financiada, apoiada ou manipulada por interesses políticos. A iniciativa é fruto de parcerias estabelecidas entre amigos.

No mês de abril de 2017 lançamos a webserie “Heróis da Periferia”,  para contar a história de pessoas comuns que moram nas periferias da região metropolitana de Belém e vivem no anonimato, mas de alguma forma fazem o diferencial no local onde moram. Mostramos a histórias de jovens que alcançaram a universidade ou um curso técnico. Contamos a história dos heróis da periferia.

Afinal de contas, esses são os heróis da periferia!!!

Links
https://www.facebook.com/periferiaemfocooficial/
twitter.com/periferiaemfoco
instagram.com/periferia.foco/
youtube.com/channel/UCKu_WCFZAYqek6NSDL2yrCg

Anúncios