R.U.A.S – Rede Urbana de Ações Socioculturais

REPRESENTANTE: Max Maciel Cavalcanti

Para promover a transformação social da juventude que vive nas periferias do Distrito Federal foi criada a R.U.A.S – Rede Urbana de Ações Socioculturais, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A R.U.A.S acredita que a mudança no meio social em que o jovem está inserido é possível somente a partir da ocupação dos espaços públicos para a prática de atividades saudáveis e lúdicas, das manifestações artísticas, da cultura urbana, música, dança, esportes, educação, comunicação comunitária, empreendedorismo social.

​Sendo os jovens o futuro do país, é fundamental pensar e discutir políticas públicas que assegurem direitos, atendam às necessidades, promovam possibilidades e ofereçam subsídios para a juventude se expressar, experimentar, aprender e desenvolver todo o potencial que possui. A R.U.A.S defende que a rua é, sim, um local de vivência, convivência e permanência saudável, por isso procura extrair o que de melhor e positivo ela tem a oferecer.

A Rede respeita o jovem e o vê como um cidadão em formação que pode e deve emergir como agente de direito, forte, ativo, que precisa ser incluído no meio social. Não a partir de assistencialismo, somente, mas da equidade de gênero e de oportunidades, de liberdade, equilíbrio e justiça social. Partindo desta concepção e premissa, promove o empoderamento juvenil, unindo trabalho social de base e produção de eventos com foco na cultura urbana.

EIXOS DE ATUAÇÃO:

Esporte e Cultura Urbana
Comunicação comunitária
Empreendedorismo juvenil
Políticas públicas para juventude periférica
Mobilidade Urbana e Direito à Cidade
Saúde e Prevenção

Link
ruas.org.br

 

Anúncios