Rádio-Maleta ou Rádio Móvel

REPRESENTANTE: Juliano Machado do Nascimento

A Rádio-Maleta ou Rádio Móvel permite a elaboração, execução e transmissão de gravações em áudio com alta qualidade e baixo custo econômico. Sua tecnologia é baseada no conceito de sustentabilidade e reciclagem de materiais. Possibilita a escolas, ONGs e comunidades trabalharem a Alfabetização Midiática, Educomunicação e a democratização da comunicação, já que amplia os canais de voz e o intercâmbio de experiências e informações entre estudantes, professor@s e comunidade.

Histórico:

A Rádio-­Maleta ou Rádio­ Móvel nasceu de uma necessidade de educadores do Polo Marista de Formação Tecnológica ao fazerem transmissões de rádio em eventos fora da escola. Cada vez que havia um evento, precisavam carregar equipamentos pesados e pouco práticos: a mesa de som, que era enorme, um computador, microfone. Até 2013 era usada por estudantes, monitor@s e professor@s do Polo Marista de Formação Tecnológica para formação interna. De 2013 em diante, além do uso em escolas em oficinas de Alfabetização Midiática e Informacional, passou a ser disponibilizada também para outros projetos de democratização da mídia com grupos ou organizações não-governamentais de defesa de direitos humanos.

Recursos materiais:

O computador e todos os equipamentos utilizados podem ser reciclados a partir da doação de empresas e pessoas físicas da comunidade e do entorno. Equipamentos aparentemente obsoletos ou estragados são recondicionados pelo Polo Marista de Formação Tecnológica. Funciona com Software Livre: Ubuntu, Audacity (para editar o áudio e fazer podcast) e também a plataforma WordPress.

A Rádio Maleta ou Rádio-Móvel possibilita:

– Integrar comunidades e ampliar o alcance da voz de cidadãos e cidadãs;
– Levar a radio até a notícia ou o fato, mudando a ordem atual, que favorece a exclusão;
– Fazer transmissão ao vivo por webstream;
– Facilitar o deslocamento da rádio para regiões periféricas ou de difícil alcance;
– Aprofundar e questionar temas atuais, que tenham a ver com as realidades de cada grupo, do ambiente escolar, de sua localidade, cidade e/ou país, promovendo a troca de informações e conhecimento, através da Educomunicação e Alfabetização Midiática e Informacional;
– Incentivar a participação de toda a comunidade escolar e comunidade maior;
– Comunicação de/entre pessoas com dificuldade de leitura e escrita, ou de locomoção;
– Registro da história oral;
– Promoção da cultura local;
– Ampliar o intercâmbio com outras escolas e grupos;
– Melhorar a autoestima e incentivar a criatividade de jovens e adultos, inserindo tod@s no processo, cada qual com suas habilidades (edição, locução, roteiro, programação, trilha sonora, pesquisa);
– Promover a sustentabilidade, através da reciclagem de equipamentos para a construção da Rádio Maleta.

SOBRE O POLO MARISTA DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA

O Polo Marista de Formação Tecnológica compreende um espaço de desenvolvimento humano, crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental. No complexo, construído com o apoio de inúmeros parceiros, são desenvolvidos diversos projetos de protagonismo e emancipação de jovens e adultos da comunidade do bairro Mario Quintana, região com menor índice de desenvolvimento humano de Porto Alegre (RS).

Localizado no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), o Polo de Formação Tecnológica é referência nacional em intervenções sociais na busca da transformação humana através do acesso, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, aliando produção de conhecimento com geração de renda e emprego. O polo abriga projetos e programas de inclusão digital entre os quais estão, Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), Alquimia, Redes Livres, Fábrica de Software, Robótica Livre e Telecentros Br. Estes propiciam a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, investindo na capacitação técnica.

Links

http://socialmarista.org.br/inclusao-digital

https://www.facebook.com/PoloMarista/

 

Algumas experiências com a Rádio Maleta:

2013 – https://www.youtube.com/watch?v=T_TJuzFVVhk&t=106s

2014 – https://www.youtube.com/watch?v=S3_yqA8pDPw&t=30s

Promotoras Legais Populares – PLPs Vozes em Ação: http://plpsradioweb.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

Anúncios